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segunda-feira, 11 de março de 2013

Orixas


Orixás são elementos da natureza, e cada Orixá representa uma força distinta.
Quando cultuamos os Orixás, cultuamos também as forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo.
Essas forças em equilíbrio produzem uma energia, denominada axé, que nos auxilia no nosso dia a dia, ajudando para que o nosso destino se torne cada vez mais favorável.
Assim sendo, quando dizemos que adoramos Deuses, nos referimos  a adorar as forças da natureza, forças essas pertencentes á criação do Deus Supremo. Olorum.
A grande maioria das nações africanas, anteriores à era cristã, conheciam a existência de Olorum como o grande criador, o Ser Fundamental.
Olorum é o Todo. 
Os Orixás  são a junção das energias de todo os elementos da natureza, e cada elemento da natureza é representado por um Orixá.
Aprendemos a sentir e a manipular essas energias individualmente através de cada Orixá.
Os filhos nascidos sobre a influência do Orixá detém mais energia do seu Orixá influente que os filhos de outros Orixás.
Os Orixás foram os primeiros seres que habitaram a Terra, e dividem-se em duas qualidades: os Orixás Funfuns e os Orixás de Predominância. Em total existem 401 Orixás.
Os Orixás Funfuns são os seres que criaram o nosso Universo.
Orixás de Predominância, são aqueles que descenderam dos Orixás Funfuns, e a sua função era povoar o planeta, espalhando dublês por todo o mundo.
Durante a sua estadia na Terra, os Orixás tiveram muitas aventuras fantásticas, devido à sua força sobre os elementos da natureza.
Muitas das suas façanhas e ensinamentos são citadas em lendas.
Após a sua passagem pela Terra, os Orixás de predominância recolheram-se no Orun, de onde têm como função auxiliar os seus semelhantes na Terra  em busca da evolução e da comunhão universal.
Os nossos Orixás, Imalés, cultuados na religião do axé.
No Rio Grande do Sul predominou o grupo sudanês, que identificam-se pelos negros da costa do Guiné ou Nigéria, região de Benim, cidade com mais de 6.000 anos.
Descendem deles as os GegesIgexá e Oyó.
Os Bantus represetam os Congos, Angola, Cabulas e Cambinas.
misturança se fez nos navios negreiros e na necessidade de cultivar a religião ancestral.
A dispersão fez com que houvesse a mistura e dela surgiram não apenas dialetos diferentes como também fizera com que Sudaneses e Bantos, praticassem a mesma religião, porem com adaptação nas liturgias, nos fundamentos, feituras dos orixás, hierarquia e axés.
No Brasil um outro ponto foi agravante para que se perdesse um pouco mais a origem.
O sincretismo, misturando a crença em uma energia e seguindo as pregações sobre determinada alma imortalizada pelo próprio homem.
Como é o caso dos santos católicos.
Situações grosseiras, pois Oxalá  existe a mais de seis mil anos, sua crença, sua manifestação, seu culto, assim poderíamos colocar, enquanto que Jesus tem menos de 2000.
Quando Jesus veio, veio na vibração de Oxalá, sim, nisso concordamos, mas não podemos aceitar que esse Oxalá santificado pela Igreja como Jesus, receba um crédito absurdo.
Além do mais, nossos Oxalás não tem nada a ver com o que escreveram de Jesus, o Cristo, como líder político, sim, mas não como Avatar.
Mas isso realmente não importa, o fundamental é manter o máximo possível a cultura sudanesa, o nosso batuque, que embora tenha muito do sotaque africano, tem em supremacia a nossa crença nos orixás, nas energias, nos Odús, ressurgidos na senzala.
Para assistir aos desencarnados, os Orixás contam com o auxílio dos seus servidores, espíritos de luz em diferentes estágios de evolução, entre os quais estão Exús, Pombas-gira, Erês e Caboclos.
Assim relaciono algumas entidades, orixás, inkices mais cultuados do batuque no Rio Grande do Sul e outras que são cultuados em outras regiões ou nações diferentes:

Airá

Airá normalmente confundido com Xangô, é uma divindade à parte, que não pertence à família de Xangô, tido por alguns como irmão gêmeo de Xangô.
Este orixá veste-se de branco e tem profundas ligações com Oxalá.
Airá não usa coroa, mas um eketé branco.
Suas comidas votivas não são temperadas com dendê, nem com sal e sim com banha de ori, que em muito se assemelha com Oxalá. 
Airá  em uma de suas lendas, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô, graças a isso Airá deve ser tratado de forma diferente de Xangô, seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá.    


Almas

Religiosamente definida como um ser independente da matéria e que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a transição servindo de intermediário entre os espíritos mais evoluídos e os encarnados.
Podemos exemplificar como as legiões de Pretos Velhos, Cablocos, Malandragens, Pomba Gira, Exus,etc...  




Baba Okê

É uma das qualidades de Oxalá, orixá dos montes.
Baba Okê é a divindade tutelar das montanhas, montes e colinas, onde faz sua morada e recebe suas oferendas.
Aqueles que obtém o axé deste orixá obtém também força, poder, paz e segurança.
Considerado como a pilar de Obàtálá e Baba Olofin, interagindo juntamente com qualquer outro orixá para solucionar do mais simples ao mais complexo problema.
Orixá de fundamento, não se consagra diretamente em nenhum iniciado, quando um individuo à Ele pertencer, fundamenta-se com um dos caminhos de Obatalá, já que normalmente recebe as mesma oferendas e fala através dele.

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